2º Festival de Cinema, Arte+ e Literatura Africana em 31.10 no Centro de São Paulo

Com abertura oficial programada para 31 de outubro, no auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo, o 2º. FESCALA/Festival de Cinema, Arte+ e Literatura Africana, organizada pelo Coletivo Raízes SP, tem como objetivo trazer escritores e escritoras, poetas, artistas e cineastas africanos para promover cursos, oficinas, palestras e rodas de conversa em parceria com casas de culturas, centros culturais, universidades, escolas públicas e privadas.

Um dos principais objetivos do evento é resgatar e promover a história e as culturas africanas por meio da literatura, do cinema e demais linguagens artísticas. Nesse sentido, a proposta do Coletivo é compartilhar com o público brasileiro as realidades culturais africanas e participar dos debates em curso sobre o ensino da história e cultura africana nas Instituições Brasileiras.

Uma programação totalmente gratuita para você que gosta interagir com os africanos e a cultura africana.

Especificamente nesta edição, com programação gratuita, participarão do evento convidados de países como Angola, Moçambique, Senegal, Níger, República Democrática do Congo, Nigéria, Guine Bissau, África do Sul e Cabo Verde.

Alguns dos artistas e grupos confirmados

Bimas das Acácias

 

Bimas das Acácias

Pela primeira vez o grupo Bimas das Acácias de Benguela estará no Brasil em São Paulo, participando do FESCALA, um festival promovido pela comunidade africana de São Paulo através das ações do Coletivo Raízes.

O grupo estará oferecendo gratuitamente para o público brasileiro oficinas e rodas de conversas sobre a dança tradicional africana. Coreografia rural, Danças folclóricas e patrimoniais dos povos ovimbundos. Farão apresentação das danças: Koti Kolombula, Ndungo, Ukongo, Cipwete Kassesse Kamusselembué, Tembo yo kukunlã kalualua.

Ikechukwu Sunday Nkeechi

 

Ikechukwu Sunday Nkeechi (Sunny)

Natural da Nígeria, Ikechukwu Sunday Nkeechi (Sunny) é professor, palestrante, contador de histórias e autor de livros infantojuvenis. Entre os títulos publicados estão: Ulomma: a casa da beleza e outros contos (2006), Contos da lua e da beleza perdida (2008), As aventuras de Torty, a Tartatura (2012) e O Natal de Nkem (2014). Todos Publicados pela editora Paulinas.

Natural de Maputo, Moçambique, Eliana N´zualo é contadora de histórias.

Helena Lourena Dias

 

Nasceu em Luanda, Angola. Escritora, declamadora, interprete de música lírica e contadora de histórias, é membra do movimento artístico literário Lev’arte e da União Brasileira de Escritores – UBE. Publicou, em 2015, o romance intitulado “Ressurreição” na Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro. Colaborou com as antologias poéticas “O Canto da Kianda”, “Negras de lá, Negras daqui” e “A Poesia Multicultural”. Helena tem investido parte do seu tempo na escrita de romances e na literatura infantojuvenil, bem como no desenvolvimento do projeto “Cantos e Contos” que visa apoiar crianças com necessidades de aprendizagem.

Maurício Coutinho / jornalista / produtor cultural