Auditório Ibirapuera apresenta “Paraisopolizar” em 23 de novembro

O Ballet Paraisópolis, formado por crianças e adolescentes moradores de Paraisópolis, segunda maior comunidade de São Paulo, sobe ao palco do Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer, pelo quinto ano consecutivo, na noite de 23 de novembro, sábado, às 19h. O grupo apresentará o conceito “paraisopolizar” de como lidar e transformar situações diversas da vida.

O espetáculo retrata o sonho da criança bailarina, moradora da comunidade, e como este sonho modela a realidade de seu dia-a-dia. O cisne, representando o imaginário idealizado do Ballet, se transforma ao longo do tempo, partindo de sua estrutura clássica e sofisticada para o contemporâneo, até se tornar real. Com aspectos identitários de Paraisópolis, a trama vai do “conto de fadas” ao “pancadão”, humanizando a idealização, contaminando a realidade e promovendo assim uma nova forma de ser, agir e sonhar. “Paraisópolis deixa de ser lugar e se torna verbo: paraisopolizar!”

Segundo Jum Nakao, roteirista do espetáculo e diretor artístico do Ballet Paraisópolis, “a partir do imaginário e desejo dos alunos, criamos o enredo do espetáculo. Buscamos trazer ao palco do Auditório Ibirapuera um pouco das vivências do dia-a-dia de Paraisópolis: simplicidade, alegria e coletividade. Para isso, contamos com a colaboração dos alunos; eles foram fundamentais para o processo de criação do roteiro, cenário e figurinos, tornando, assim, o resultado o mais próximo possível das situações reais de suas vidas, ocorridas dentro da comunidade”.

Sobre o Ballet Paraisópolis:

O Ballet Paraisópolis foi fundado em 2012, pela bailarina, professora e coreógrafa Monica Tarragó. A ideia de criar um projeto que atendesse crianças e jovens na comunidade de Paraisópolis surgiu da vontade de tomar uma iniciativa perante o que Monica via de sua própria janela: desigualdade e vulnerabilidade.

A partir da experiência adquirida como bailarina e professora de ballet, iniciou um projeto de formação que, por meio do ensino da dança clássica e contemporânea, incentiva crianças e adolescentes na busca por melhores oportunidades de vida.

Ballet Paraisópolis

23.11 as 19h

Auditório Ibirapuera

Ingressos: gratuito.

Distribuição de ingressos na bilheteria do Auditório, uma hora e meia antes da apresentação. Limite de dois ingressos por pessoa. Sujeito à lotação da casa.

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 2 do Parque Ibirapuera

Maurício Coutinho / jornalista / produtor cultural