Mostra de Carlos Cruz-Diez até fevereiro no Centro Cultural Porto Seguro

Figura de singular trajetória na arte contemporânea, o franco-venezuelano Carlos Cruz-Diez (1923 – 2019 tem sua obra celebrada no Espaço Cultural Porto Seguro até 02 de fevereiro de 2020, localizado na Alameda Barão de Piracica, 610, centro de São Paulo.

Nascido em Caracas, na Venezuela, Cruz-Diez interessou-se pela cor ainda criança, ao admirar a dança luminosa das garrafas que seu pai fabricava artesanalmente. Manteve a paixão pelas cores e pela potência expressiva dos fenômenos luminosos por toda a vida. Em meados de 1950, iniciou suas experimentações artísticas com a cor, o movimento e a luz e, na década seguinte, mudou-se para França, onde residiu e produziu incessantemente até seu recente falecimento, em julho deste ano.

O profícuo artista dedicou sua vida ao estudo da cor nas artes contemporâneas, sendo autor de pinturas, fotografias e instalações. Aos poucos, foi afastando suas criações das formas, anedotas, símbolos e até mesmo signos, num radical mergulho na cor em si – liberta ao máximo do aspecto decorativo ou secundário na representação artística.

A Través Del ColornnCiudad de Panamá, Panamá

Ao todo, oito obras compõem a mostra cultural, além de 20 fotos, distribuídas em dois ambientes. O primeiro, no térreo, o visitante se depara com quatro quadros cinéticos do autor, em tons de verde, azul, amarelo e laranja.

No andar de cima um labirinto de lâminas de acrílicos pintada com listras reflete na parede branca os mais variados tons de cor, dando a cara do restante da mostra, com espaços inteiros preenchidos de formas coloridas.

No intuito de promover a difusão e a produção artísticas, o Espaço Cultural Porto Seguro se constitui de maneira multidisciplinar, garantindo a democratização das mais variadas manifestações culturais tanto nacionais quanto internacionais.

Color in Space and Time

Serviço

Exposição de Carlos Cruz-Diez

Visitação: até 02.02.2020

Terça a sábado, das 10 as 19h.

Domingos e feriados, das 10 as 17h.

Espaço Cultural Porto Seguro

Alameda Barão de Piracicaba, 610

Campos Elíseos – Centro de São Paulo

Ingressos: Grátis.

Maurício Coutinho / jornalista / produtor cultural