Prefeitura de São Paulo promove ações de conscientização para celebrar a Semana Nacional do Meio Ambiente

Na Semana Nacional do Meio Ambiente, comemorada entre 1 e 5 de junho, a cidade de São Paulo receberá diversas ações educativas para incentivar o descarte correto de resíduos sólidos. Durante a primeira semana de junho, sete terminais de ônibus e o Parque da Juventude disponibilizarão pontos de troca de recicláveis, eletrônicos e óleo de cozinhado usado por composto orgânico e sabão em barra. Em outra iniciativa, serão inaugurados dois novos Ecopontos na região da Zona Leste, além do anúncio de recebimento de gesso nas 120 unidades – de maneira gradativa.

As atividades, promovidas pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB) e Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), ocorrem em toda capital paulista e buscam conscientizar a população para diminuir o impacto dos resíduos no meio ambiente.

Os pontos de coleta estarão distribuídos em sete terminais de ônibus e no Parque da Juventude a partir desta quarta-feira (2), das 10h às 16h – a ação é uma parceria da AMLURB, com a SPTrans e Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) . Os locais funcionam como pontos de troca, onde materiais recicláveis e eletrônicos podem ser trocados por saquinhos de composto orgânico – produzido nos pátios de compostagem da cidade; e óleo de cozinha usado por sabão em barra, que foi reaproveitado do próprio material. A coleta dos materiais será realizada por agentes ambientais, que também atuarão na conscientização da região.

Os materiais recicláveis coletados nos pontos de troca serão destinados prioritariamente para às cooperativas de reciclagem habilitadas na AMLURB, a fim de fomentar e contribuir com a geração de renda de 940 famílias de cooperados. Já os resíduos eletrônicos serão encaminhados para Cooperativa Coopermiti, também habilitada na autarquia; e o óleo de cozinha usado será destinado para o Instituto Triângulo, que transforma o material em sabão em barra.

Sobre a AMLURB – Desde 2002 entrou em vigor a lei número 13.478, na qual houve a criação da AMLURB – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, um órgão regulamentador encarregado pela gestão dos resíduos e limpeza urbana da cidade de São Paulo. A autarquia é vinculada à Secretaria Municipal das Subprefeituras, da Prefeitura de São Paulo e presta serviços com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida aos munícipes de São Paulo.

Dentre os serviços públicos prestados, estão a conservação e limpeza dos bens e uso comum do Município, limpeza de áreas públicas em aberto, varrição e lavagem das vias, viadutos, praças, túneis e etc.; capinação e roçada do leito de ruas, coleta de Resíduos Domiciliares até 200 litros, coleta de Resíduos da Construção Civil – RCC até 50 kg; coleta de Restos de Móveis e utensílios até 200 litros (Cata Bagulho), coleta de Resíduos de Serviços de Saúde e coleta Seletiva (Recicláveis).

Maurício Coutinho / jornalista / produtor cultural