Exposição A Cara da Vila Buarque toma conta das ruas do bairro

Colagem Vila Buarque

Projeto de Bia Ferrer e Priscilla Torelli sai do ambiente on-line, espalha lambes com imagens de 500 moradores pelas ruas da Vila Buarque e teve início com a transformação do prédio da FESPSP em um telão gigante que recebeu a projeção de todas os retratos

Quem caminha pelas ruas da Vila Buarque já pode perceber que algumas fachadas estão cobertas por retratos de pessoas sorridentes. As intervenções fazem parte do projeto colaborativo A Cara da Vila Buarque que se propôs a revelar por meio de uma exposição a céu aberto quem são as pessoas que combinadas simbolizam o bairro atualmente. No total, são 500 imagens de moradores ou frequentadores da região.

“Um dos pontos mais importantes da exposição foi a possibilidade de fazer uma espécie de aglomeração, de trazer todas essas pessoas para que ocupem o bairro e possamos conhecer os seus sorrisos em segurança durante essa pandemia”, explica a artista visual Bia Ferrer que há 12 anos tem o projeto A Cara dos Lugares, que já passou por 10 países e conta comum banco de imagens com cerca de sete mil retratos.

@beto.de.jesus-n

Para o trazer sua ideia para a região, Bia se uniu à jornalista Priscilla Torelli, idealizadora do perfil @VilaBuarque, no ar desde 2016 no Instagram e que já conta com mais de nove mil seguidores.

Ela conta que esta é uma exposição possível para o período de pandemia. “Os retratos estão expostos a céu aberto e as pessoas nem precisam mudar o seu itinerário. Ela vai passar pelas intervenções enquanto vai ao supermercado, à padaria, mas também não deixa de ser um convite para quem está sempre em um mesmo quadrilátero a circular e conhecer melhor o bairro onde vive”.

Exposição teve início com a projeção dos retratos em um prédio da região

Os retratos foram fixados no final de novembro e no dia 2 de dezembro foi realizada uma projeção que transformou a empena lateral do prédio da Sociologia e Política – Escola de Humanidades (FESPSP) em um telão gigante. Naquela noite, todas as 500 imagens da exposição foram exibidas e puderam ser contempladas de diversos pontos do bairro.

@lilivarella-n

Cada um dos 500 retratos projetados foi fotografado e disponibilizado em alta qualidade para todos os moradores que enviaram suas fotos para participar do projeto. Ainda houve a captação de imagens por um drone, que registrou toda a projeção. Além da exposição pelas ruas do bairro, as imagens ainda podem ser vistas nos perfis de Instagram @acaradoslugares e @VilaBuarque.

Serviço:
A exposição pode ser vista nos endereços do do bairro:
Ateliê de Tui Falcão – Rua General Jardim, 562 (@tuifalcao)
Aliança Francesa – Rua General Jardim, 182 (@aliancafrancesasp)
Elevado Bar – Rua Jesuíno Pascoal, 16 (elevado_bar)
Fashion Higienópolis –  Rua Dr. Vila Nova, 315  (@fashionhigienopolis)
Livraria Martins Fontes – Rua Dr. Vila Nova 309 (@martinsfontespaulista)
Minas Reciclagem –  Rua Bento Freitas, 288 (@minasreciclagem)
Pratada – Rua General Jardim, 160 (@pratadasp)

Maurício Coutinho / jornalista / produtor cultural