Teatro Cultura Artística: Obra em andamento no Centro SP

O ano de 2022 celebrará a retomada das obras do Teatro Cultura Artística, localizado à Rua Nestor Pestana. Conforme planejado, as obras foram divididas em duas fases distintas. A primeira teve início em março de 2018 e foi concluída em julho de 2019. A segunda fase deverá ter início no primeiro semestre de 2022 e a previsão é que o Teatro seja reinaugurado em 2023.

Um novo teatro cultura artística

Em agosto de 2008 um incêndio de grandes proporções atingiu o Teatro Cultura Artística. As duas salas de espetáculo foram destruídas, mas felizmente a fachada com o mural de Di Cavalcanti, foyers do térreo e do primeiro andar e arquivos históricos foram salvos.

O partido adotado pelo arquiteto Paulo Bruna, autor do projeto de renovação do Teatro Cultura Artística, preserva e recupera todas as áreas remanescentes do histórico edifício e atualiza as salas de espetáculo, circulações e áreas de apoio de acordo com os mais modernos preceitos de tecnologia, acústica e segurança.

Quando pronto, os dois palcos do Teatro voltarão a receber uma programação variada e com a mesma qualidade que faz da Cultura Artística uma referência. As áreas de convívio do térreo e primeiro andar permanecerão abertas durante o dia e as ações educativas que a instituição vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos passarão a contar com uma infraestrutura de excelência. O Teatro Cultura Artística renasce olhando para o futuro!

Meu projeto para as paredes do Teatro Cultura Artística

“A imagem que eu sempre tive em mente foi criar um espaço primeiramente acolhedor, que receba o público de braços abertos e o ajude a ser transportado pela música seja para onde for que ela o guie. Uma imagem aberta para diversas interpretações: uma paisagem, nuvens, água, movimento, efeito borboleta, vibração, sonho…

Colocar o pentagrama vazio no centro do palco é uma grande homenagem à escrita musical e a todas as composições que foram feitas e as que ainda estão por vir.

Gosto muito de dialogar com a história do antigo teatro em termos cromáticos, esta é a
minha forma de homenagear o arquiteto Rino Levi e mantê-lo por perto. A coloração mais amarelada/alaranjada/acobreada, pendendo para o dourado, me remete a um templo, um templo onde a Música, a Arte e o Amor são sagrados”.

Sandra Cinto