Theatro Municipal relê Semana de Arte de 22 em exposição histórica

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia uma ação histórica no Theatro Municipal.

O esTheatro Municipalpaço, que foi palco da Semana de Arte Moderna há 100 anos, promove, pela primeira vez desde 1922, uma exposição de grande porte: Contramemória, com curadoria de Jaime Lauriano, Lilia Moritz Schwarcz e Pedro Meira Monteiro.

A abertura acontece dia 18 de abril, com visitas guiadas pelos curadores, e o acesso é gratuito. 

O intuito da exposição é reler e traduzir criticamente a Semana de 22 e o seu ambiente cultural e político. Para isso, serão expostas tanto obras contemporâneas quanto as do Acervo Modernista do Centro Cultural São Paulo (CCSP).

O choque produzido entre essas duas vertentes desnuda os silêncios e as ambiguidades presentes na hoje canônica Semana de Arte Moderna, agora revista por novos olhares, histórias e protagonismos, muito mais plurais.

As ideias e visões de uma maioria masculina, branca e abastada do passado, em contraste com artistas negros, indígenas, trans, mulheres e de várias gerações. Serão exibidas obras de artistas contemporâneos como Ailton Krenak, Denilson Baniwa, Daiara Tukano, O Bastardo, Adriana Varejão, Raphael Escobar, Bertone Balduino, Ana Elisa Egreja, Lídia Lisbôa, Mídia Ninja e Val Souza. Essas obras estarão lado a lado com os quadros de Anita Malfatti. Alfredo Volpi, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti e Flávio de Carvalho, entre outros.

Serviço
De 18 de abril a 5 de junho
Abertura: 18 de abril, com visitas guiadas: 10h30; 12h30; 15h
Terça-feira a sexta-feira, 11h às 17h e sábado e domingo, 10h às 15h
Theatro Municipal – Salão Nobre
Praça Ramos de Azevedo s/nº | Centro
Ingressos: retirada dos ingressos gratuitos pelo site.
Limite de 2 ingressos por pessoa
Gratuito