Caixa Cultural apresenta: “Mulheres que mudaram 200 anos”

A Caixa Econômica anunciou a exposição “Mulheres que mudaram 200 anos”, com visitação gratuita, aberta ao público, simultaneamente em todas as unidades da Caixa Cultural espalhadas pelo Brasil.

As experiências vividas por Maria Leopoldina, Maria Felipa, Maria Quitéria e Nísia Floresta demonstram a importância das mulheres para o desenvolvimento do Brasil como nação.

Em cada unidade serão apresentadas visões diferentes das personagens, ilustradas em pinturas, desenhos, esculturas, fotografias, vídeos, instalações e bandeiras, através do olhar de artistas como Janaína Vieira, Dani Rampe, Aline Motta, Moara Tupinambá, Keila Sankofa, Salissa Rosa, Maré de Matos, Mônica Ventura, dentre outras.

Além dessas mulheres, a exposição resgata a memória de Hipólita Jacinta de Teixeira de Melo, Bárbara Alencar, Urânia Vanério, Joana Angélica, Caretas do Mingau, Ana Lins, Mariana Crioula, Maria Joaquina de Almeida e Maria Josephine Matilde Duroche.

Saiba mais sobre a Caixa Cultural São Paulo – Inaugurada em 1989, a Caixa Cultural São Paulo está localizada na Praça da Sé, no Edifício Sé, erguido em 1939 para ser a sede da Caixa Econômica Federal de São Paulo.

Trata-se de um prédio histórico, tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo – CONPRESP, no qual funcionam também a Agência Sé e algumas áreas administrativas da Caixa.

Conta com o Museu da Caixa, instalado no 6° andar do prédio, 3 galerias de arte, sala de leitura, oficinas, auditório e o Grande Salão, onde ocorrem os espetáculos de teatro, dança e música e é possível apreciar o Vitral do artista italiano Henrique Zucca, feito em 1939 para a inauguração do prédio.

Mulheres que Mudaram 200 Anos
Datas e Horários: Até 16/04, de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Entrada Franca
CAIXA Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 – Centro, São Paulo/SP
Informações: (11) 3321.4400