Grupo #JuntospeloCentroSP realiza reunião com organizações parceiras e define prioridades

O grupo #JuntospeloCentroSP, iniciativa apoiada pela Editora Unesp e pela Unesp, realizou no último dia 10 de maio, na sede do SINCOVAGA-SP, na Rua 24 de Maio, a primeira reunião oficial de todos os representantes das organizações participantes.

O grupo foi criado para cobrar do poder público a efetiva recuperação e revitalização do Centro de São Paulo.

Centro de SP atual – Fotógrafo Eli Hayasaka

Dentre as definições resultantes desse encontro, merecem destaque:

  1. Que o Centro não pode esperar mais para que as ações e projetos propostos sejam executados e implantados, com a máxima urgência e de forma rápida, tendo em vista sua degradação acelerada.

2. Essas ações e projetos vão desde alterações necessárias na Lei AIU-SCE para viabilizar o restauro dos imóveis tombados, o uso a ser dado aos imóveis não utilizados e subutilizados para cumprirem a função social da propriedade, até ações básicas de zeladoria, passando pelas medidas práticas de segurança no período diurno e noturno.

3. Foi definida a equipe para criação de contas em redes sociais composta pelo SINCOVAGA, SINDINUTRI, FUNDAÇÃO EDITORA DA UNESP e IACTOS Restauro, a fim de mostrar a evolução do que está sendo solicitado; se está sendo realizado; o cronograma dessas execuções com data de início e término, cobrando e fiscalizando, fazendo um contraponto às informações da Prefeitura. O nome definido para esse grupo foi #JuntospeloCentroSP.

4. Foi criado um Grupo de Discussão com representante de todas as entidades presentes.

5. Ficou definido que as entidades que compõem o grupo serão fiscais, fotografando e informando sobre as situações referentes às ações para serem postadas nas redes sociais como forma de cobrança.

6. Todos os materiais serão compartilhados, em versão editável, para que o grupo possa inserir suas assinaturas e divulgar nas respectivas redes, visando à maior visibilidade.

As ações propostas devem abranger o perímetro das ruas Xavier de Toledo, Praça Ramos de Azevedo, 24 de Maio, Dom José Gaspar, Barão de Itapetininga, Marconi, Conselheiro Crispiniano, Sete de Abril, Praça da República (lado par), Quirino de Andrade, João Adolfo, Alfredo Gagliotti, Formosa (saída/entrada do metrô Anhangabaú e entrada/saída do Terminal Bandeira), início da Av. 9 de Julho (lado par) e Rua Álvaro de Carvalho até a Rua Martins Fontes.

Centro de SP atual – Fotógrafo Eli Hayasaka

O grupo é composto pelas seguintes entidades:
– FUNDAÇÃO EDITORA DA UNESP, UNESP (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”),
– SINCOVAGA-SP (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios, de mercados, armazéns, mercearias, empórios, mercadinhos, quitandas, frutarias, sacolões, laticínios, minimercados, supermercados, hipermercados, adegas, tabacarias, bombonieres, lojas de bebidas, de ração animal, de suplemento alimentar, de produtos naturais de dietéticos, de congelados, de delicatessen e de conveniência do estado de São Paulo),
– SINDIÓPTICA-SP (Sindicato do comércio varejista de material óptico, fotográfico e cinematográfico no estado de São Paulo),
– SINDILOJAS-SP (Sindicato do comércio varejista e lojista do comércio de São Paulo),
– SINDCONT-SP (Sindicato dos contabilistas de São Paulo),
– SINDRESBAR-SP (Sindicato de restaurantes, bares e similares de São Paulo),
– SINDHOTEIS-SP (Sindicato das empresas de hotelaria e estabelecimentos de hospedagem do município de São Paulo e Região Metropolitana),
– SECSP (Sindicato dos comerciários de São Paulo),
– SINDETUR-SP (Sindicato empresas de turismo do estado de São Paulo),
– SINDEGTUR-SP (Sindicato estadual dos guias de turismo de São Paulo),
– SETETUR-SP (Sindicato dos empregados em turismo de São Paulo),
– SINDINUTRI-SP (Sindicato dos nutricionistas do estado de São Paulo),
– SINCOMAVI-SP (Sindicato do comércio varejista de material de construção, maquinismos, ferragens, tintas, louças e vidros da Grande São Paulo), FAESP (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo),
– SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo),
– SESI (Serviço Social da Indústria), ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS e IACTOS Restauro Ltda.