No trânsito, escolha a vida: slogan da Prefeitura no Maio Amarelo reforça ações de conscientização

Programação inclui ações como inversão de papéis entre motoristas de ônibus e idosos e uso de óculos simuladores de embriaguez. Haverá atividades em todas as idades e regiões da cidade.

A Prefeitura de São Paulo realiza uma série de atividades durante este mês com ênfase na Segurança Viária em comemoração ao Maio Amarelo, movimento internacional da luta pela redução da mortalidade no trânsito. Com o slogan “No trânsito, escolha a vida”, várias ações e eventos serão realizados neste mês para sensibilizar a população para hábitos e comportamentos saudáveis no trânsito. Desde 2017, a Prefeitura, alinhada ao movimento mundial, prepara uma programação para envolver as pessoas a refletirem sobre a importância da Segurança Viária em seus deslocamentos diários.

Uma das ênfases é o respeito às leis de trânsito, combatendo posturas repreensíveis como dirigir sob efeito de álcool, exceder a velocidade máxima permitida da via, não usar o capacete e/ou o cinto de segurança, distrair-se com o celular ao volante ou atravessando uma rua, desrespeitar a faixa de pedestres e avançar o semáforo vermelho, além de deixar de cuidar daqueles que estão em situação de maior fragilidade no trânsito.

A promoção do Maio Amarelo 2023 é feita por meio das secretarias municipais de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Executiva de Transportes e Mobilidade Urbana (SETRAM), da CET, da São Paulo Transporte (SPTrans) e do Departamento de Transportes Públicos (DTP), além de parceiros do movimento.

Para destacar o apoio à causa, a fachada do prédio da CET na Rua Barão de Itapetininga, no Centro, recebeu um banner com o mote do Maio Amarelo e o laço símbolo da campanha. Monumentos turísticos e prédios públicos, a exemplo do Viaduto do Chá, Edifício Matarazzo, Pátio do Colégio, da Biblioteca Mário de Andrade e da Ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveira serão iluminados com luz amarela nas noites de maio.