Reaberto o Itaú Cultural para visitas presenciais

Itaú Cultural - Avenida Paulista

 

A sede do Itaú Cultural (IC), na Avenida Paulista, 149, reabriu para o público e receberá visitas presenciais de terça a domingo, das 12h às 18h. As visitas acontecem sem a equipe de educadores e sem agendamento prévio, respeitando, porém, a capacidade máxima permitida para o momento. Será necessário agendar o período de visitação via Sympla.

https://www.itaucultural.org.br/secoes/visitas

Atividades on-line – Mesmo com a reabertura, a programação on-line do Itaú Cultural continua ofertando opções de arte e cultura para aproveitar dentro de casa.

Itaú Cultural – Avenida Paulista

Três exposições estão em cartaz: Ocupação Chiquinha Gonzaga (até 18 de julho), Beatriz Milhazes: Avenida Paulista (até 4 de julho) e Espaço Olavo Setubal (mostra permanente).

Ocupação Chiquinha Gonzaga – até 23 de maio – O batismo do Carnaval brasileiro, em um momento de confirmação da festa popular como fenômeno urbano e de multidões, não poderia vir de outra personagem da história nacional: Francisca Edwiges Neves Gonzaga, a Chiquinha Gonzaga (1847-1935). Afrodescendente embranquecida pelo racismo estrutural – sua mãe era filha de uma escravizada alforriada e o pai, um militar de família tradicional –, ela detinha a transgressão e o talento necessários para abrir alas por todo o país.

Chiquinha Gonzaga

Figura feminina de grande importância para a música brasileira, a maestrina Chiquinha Gonzaga pautou e documentou, ao longo do século XIX, costumes e comportamentos de um Brasil em transformação. Esteve em sintonia com os anseios e os sentimentos das camadas sociais dominadas e enfrentou a sociedade patriarcal com coragem e audácia tanto em sua vida quanto em sua carreira.

Autora de um expressivo acervo musical, que percorre, mescla e faz nascer novos gêneros e ritmos, Chiquinha Gonzaga pavimentou o caminho para o surgimento de uma música eminentemente popular, recebendo em sua homenagem o Dia da Música Popular Brasileira, celebrado em 17 de outubro, data de nascimento da instrumentista.

Ocupação Chiquinha Gonzaga – Video Guia 1


Maurício Coutinho 
/ jornalista / produtor cultural