Ruas de compras: Pechincha e eletrônicos estão na Santa Ifigênia

Localizada na região central, a Rua Santa Ifigênia é uma das mais famosas da cidade porque é o principal centro de comércio de produtos eletrônicos de São Paulo.

 

Em toda a extensão, que fica entre o Viaduto Santa Ifigênia e a Rua Duque de Caxias, há centenas de lojas e pequenas galerias que comercializam diversos tipos de produtos eletroeletrônicos, como computadores, vídeogames, equipamentos de sons e luzes e instrumentos musicais.

Igreja de Santa Ifigênia

É possível conseguir muitos descontos nestes produtos, pois na Santa Ifigênia os vendedores negociam os preços da melhor forma possível para os clientes, portanto, é válido pechinchar antes de concluir alguma compra. Alguns itens chegam a ser vendidos com até 30% a menos do valor original.

 

A Santa Ifigênia (como é popularmente conhecida) é um excelente lugar para quem gosta de uma pechincha e é muito concorrido em vésperas de datas especiais, como o Natal e o Dia das Crianças, por exemplo.

Vista parcial do Viaduto Santa Ifigênia por Werner Haberkorn

No início da rua existe a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, ou Igreja da Santa Ifigênia, e a sua atual construção existe desde 1914. Em 1958, ela foi elevada pelas autoridades religiosas como uma Basílica.

Saiba mais sobre a Rua Santa Ifigênia – A história remonta a finais do século XVIII e início do século XIX quando ela foi aberta. No ano de 1810, já aparece representada em antigos mapas da cidade, mas ainda sem denominação. Naquela época, ela começava no Largo de Santa Ifigênia terminava na atual Rua Vitória. Porém, o seu nome está ligado à igreja de Santa Ifigênia, cuja história remonta ao ano de 1758, quando foi criada a Irmandade de Santa Ifigênia e Santo Elesbão, instalada inicialmente na igreja do Rosário dos Homens Pretos que existia na atual Praça Antonio Prado.

Região de eletroeletrônicos é referência no País e exterior

No local onde hoje encontra-se a Igreja de Santa Ifigênia, já deveria existir, desde 1720, uma pequena capela. Em 1795, as imagens de Santa Ifigênia e Santo Elesbão foram transferidas para esta capela que, a partir de então, passou a ser conhecida como igreja de Santa Ifigênia.

 

Com o crescimento do número de devotos, fez-se necessário aumentar a capela. Reformas foram realizadas nos anos de 1798, 1817 e 1899. Em 1911, a antiga igreja foi demolida e iniciou-se a construção da atual, que foi inaugurada em 1912.

 

Com forte vocação comercial, a Rua Santa Ifigênia abrigou, no início do século XX, várias das melhores lojas de tecidos, peles e chapéus femininos. A sua clientela era formada principalmente pelas ricas famílias que moravam no então elegante bairro dos Campos Elíseos.

 

A partir das décadas de 1940 e 1950, surgem as primeiras lojas especializadas em material elétrico e eletrônico. Estas, por sua vez, começam a predominar neste logradouro e, nas décadas de 70 e 80, já eram a maioria.

 

Fonte: Arquivo Histórico de São Paulo, SPTuris, VMO Turismo

Maurício Coutinho / jornalista / produtor cultural