São Paulo realiza “Pré-COP 26” para aproximar a população do diálogo sobre mudanças climáticas

A fim de integrar e debater pautas com a população, a Prefeitura de São Paulo realiza nesta quinta (7) e sexta-feira (8) a “Pré-COP 26”, uma conferência internacional que irá discutir os principais assuntos da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 26), que acontecerá em Glasgow (Reino Unido) em novembro.

A crise climática é um dos maiores desafios enfrentados atualmente: alterações bruscas de temperatura, águas dos oceanos mais quentes, geleiras derretendo mais rápido que o previsto, fenômenos naturais como furacões, tempestades e ondas de calor com maior intensidade. Além de problemas relacionados à mobilidade urbana e saneamento básico, que afetam diariamente o cotidiano da população.

Embora esses efeitos sejam notados, os principais motivos e as resoluções que estão sendo pautadas no poder público ainda são desconhecidas ou discutidas de maneira distante principalmente com os moradores de periferias.

Praça Ramos ganha revitalização e reforma da fonteEntre os tópicos do evento estão: a transição para um modelo de transporte com zero emissão de carbono, gestão de resíduos, educação ambiental, transformação verde da economia e um painel especial com comissões legislativas do meio ambiente, que falarão sobre as resoluções que estão sendo pensadas pelos poderes legislativos.

Com abertura da secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, e da vice-prefeita de Meio Ambiente e Energia de Londres, Shirley Rodrigues, a conferência tem presença confirmada de autoridades dos municípios de Recife (PE), Manaus (AM) e Rio Branco (AC), além de especialistas nos temas como o secretário executivo de Mudanças Climáticas, Pinheiro Pedro, e o diretor de Conhecimento da SOS Mata Atlântica, Luís Fernando.

O evento terá transmissão ao vivo por meio das redes sociais da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) e pelo Youtube (https://bit.ly/3kGFxAW).
Aos interessados em participar e receber certificado basta preencher o formulário no link: https://bit.ly/39RkyVE

São Paulo Capital Verde – Por meio da SMRI, a cidade de São Paulo integra ações e projetos internacionais em parceria com as demais pastas municipais e empresas públicas. Dialoga, também, com o corpo consular e embaixadas na capital paulista, organismos internacionais, Redes de Cidades, iniciativa privada, entidades do terceiro setor e universidades.

A Prefeitura de São Paulo possui diversas parcerias como ICLEI – Rede de Governos Locais pela Sustentabilidade, a C40, a Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) e a Fundação Ellen MacArthur. As relações internacionais da capital paulista visam consolidar o município como uma Capital Verde e contraponto ao negacionismo.

Para o evento, alguns materiais impressos serão ecologicamente correto comos como flayers e crachás feitos de material reciclável, como bitucas de cigarro.

O vaso é produzido pela iniciativa “Artesanato Sustentável com o Bagaço da Cana e do Coco”. As etapas para a produção consistem na triagem, trituração do coco e da cana, manuseio, criação, modelagem, confecção, acabamento das peças ornamentais e compostagem.

Sobre a COP26 – Sob o lema “Unindo o Mundo para Enfrentar as Mudanças Climáticas”, a próxima conferência tem como objetivo explicitar a importância de adotar uma economia neutra em carbono para o meio ambiente. O evento reunirá representantes de aproximadamente 200 governos de forma a asseverar o poder da cooperação da comunidade internacional em enfrentar as mudanças climáticas.