Centro de SP em festa: A Casa do Porco eleito 17o. Melhor Restaurante do Mundo

O restaurante A Casa do Porco, na região central de São Paulo, está entre os 50 melhores do mundo. Comandado por Jefferson e Janaína Rueda, o endereço ficou em 17ª lugar na lista mundial do 50 Best, promovida pela revista britânica Restaurant.

O endereço é o único brasileiro da lista, aparecendo em 17º lugar e subiu 22 posições em relação ao último ranking, divulgado em 2019. O anúncio foi feito em cerimônia realizada nesta terça (5), em Antuérpia, na Bélgica. A casa subiu 22 posições em relação à última edição, quando ficou em 39º lugar.

Tido como o “Oscar da gastronomia”, o World’s 50 Best é uma compilação anual. Apesar de se chamar “50 melhores”, a lista chega a cem endereços. Devido à pandemia do coronavírus, não houve premiação em 2020. A última edição do 50 best, portanto, ocorreu em 2019.Como de costume, parte da lista já havia sido revelada ao público. No dia 23 de setembro, a organização divulgou os colocados da 51ª posição até a 100ª.

A Casa do Porco foi inaugurada em 2015, na região central da capital paulista -na esquina entre as ruas Araújo e General Jardim- com uma cozinha que destaca a carne suína nos mais diversos preparos. Os porcos são de criação própria e a maior parte dos vegetais vêm do do sítio da família Rueda, em São José do Rio Pardo, no interior de São Paulo, ou de pequenos produtores parceiros. O menu-degustação, em versão tradicional ou vegetariana, custa R$ 165.

“É uma honra estar nesta lista ao lado de grandes chefs do mundo. Penso que esse prêmio é para todo o Brasil, para todos os chefs e restaurantes do nosso país, que representam tão bem a nossa gastronomia. E espero que tão logo a gente possa ter mais brasileiros entre os 50 melhores do mundo”, contou Jefferson Rueda.

Confira os 20 primeiros colocados:
1. Noma (Dinamarca)
2. Geranium (Dinamarca)
3. Asador Etxebarri (Espanha)
4. Central (Peru)
5. Disfrutar (Espanha)
6. Frantzén (Suécia)
7. Maido (Peru)
8. Odette (Cingapura)
9. Pujol (México)
10. The Chairman (China)
11. Den (Japão)
12. Steirereck (Áustria)
13. Don Julio (Argentina)
14. Mugaritz (Espanha)
15. Lido 84 (Itália)
16. Elkano (Espanha)
17. A Casa do Porco (Brasil)
18. Piazza Duomo (Itália)
19. Narisawa (Japão)
20. Diverxo (Espanha)